CESEC


                       
  “Centro Estadual de Educação Continuada”
“Ordalina Vieira Roriz da Costa

O que é o CESEC?

O CESEC “Centro Estadual de Educação Continuada” “Ordalina Vieira Roriz da Costa” oferece os ensinos Fundamental e Médio semipresencial, oportunizando aos jovens e adultos que por algum motivo não completaram o nível de escolaridade em idade adequada e com pouca disponibilidade de tempo para frequentar a escola regular, completarem seus estudos. É uma escola estadual que possibilita concluir os estudos no tempo em que eles mesmos programarem, uma vez que a frequência do CESEC é de responsabilidade do aluno.

 A quem se destina?

          ·         Maiores de 15 anos para ingresso no ensino fundamental.
          ·         Maiores de 18 anos para ingresso no ensino médio.
          ·         Àqueles que, estando na faixa etária citada acima, desejarem aproveitar as disciplinas  cursadas na escola regular (aproveitamento de estudos).

Missão da Escola

             O CESEC “Ordalina Vieira Roriz da Costa” tem por missão garantir o acesso e a permanência na escola de jovens e adultos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria, assegurando um ensino de qualidade e contribuindo para que se tornem cidadãos informados e qualificados, se auto-realizando e sejam capazes de agir na transformação da sociedade.
            Os valores e os princípios que a escola propõe de acordo com LDB é de ser uma escola democrática e de qualidade, que consiga deixar claro o tipo de homem, de cidadão que é preciso formar: um cidadão necessário para uma construção mais justa e humana, capaz de viver, conviver, e sobreviver na sociedade, bem formado, com percepção técnica, política e humana da realidade, atuando de forma participativa em todas as instituições sociais, ser autônomo e capaz de se perceber no coletivo e ter uma atuação solidária e fraterna, pautada em princípios éticos e morais, conduzindo assim a formação de cidadãos íntegros, responsáveis e conscientes de seus deveres, garantindo a equidade de tratamento e oportunidades a todos os alunos, respeitando sempre suas diferenças e singularidades.

Matrícula

          O aluno poderá matricular-se no CESEC durante todo o ano letivo; e iniciar os estudos imediatamente.
          A matrícula no CESEC é feita por disciplina. Ao concluir uma disciplina o aluno deverá dirigir-se à recepção para efetuar uma nova matrícula.

 Documentação Exigida

1)      Xerox: Certidão de nascimento ou casamento.
         2)      Xerox: Carteira de Identidade.
         3)   Xerox: CPF
         4)      Original e xerox do Histórico Escolar.
         5)      Xerox: Título  eleitoral.
         6)      Xerox: Certificado de Reservista ou Alistamento Militar (sexo Masculino).
         7)   Xerox: da conta de energia  da CEMIG recente(frente e verso)
         8)      Uma foto 3x4
Atendimento

           Após efetuar a matrícula o aluno deverá dirigir-se à sala do professor para receber informações necessárias ao bom andamento de seus estudos e receber autorização para solicitar na biblioteca e na recepção  o seu material de estudo. Livros e apostilas são emprestados aos alunos. Estes materiais devem ser devolvidos na data prevista em bom estado de conservação.
          No CESEC o aluno recebe atendimento personalizado, pois os professores estão aptos para atendê-lo com metodologia adequada a sua realidade.
          O programa de cada disciplina é dividido em módulos. Ao concluir o estudo de cada módulo o aluno poderá se submeter ao teste e, sendo aprovado passará para o módulo seguinte.
           Caso não consiga o mínimo necessário para aprovação, terá nova oportunidade após um dia. E, se ainda não obtiver o aproveitamento necessário para aprovação terá novas oportunidades, seguindo a mesma norma citada acima.
          Obs.: na organização por módulos não existe reprovação. O resultado obtido em uma prova revelará se você precisa ou não estudar mais. Não desista diante de um resultado insuficiente. Esforce mais e recorra ao professor orientador da aprendizagem.
         O tempo é o aluno que determina, Ele mesmo programa suas atividades. O regime é semipresencial, assim, quanto mais o aluno se dedicar mais rápido ele concluirá.

Disciplinas a serem cursadas no CESEC

Ensino Fundamental
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
Língua Estrangeira
Arte

Ensino Médio
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Biologia
Língua Estrangeira
Arte
Física
Química
Filosofia
Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Contunue participando!